Para adquirir uma passagem aérea é necessário:

Em cumprimento à Resolução ANAC nº 595/2020 que alterou a Resolução ANAC nº 255/2012, a partir de nov/2021, passará a ser obrigatório no momento da venda da passagem aérea as informações sobre o número de CPF e dados de contato (telefone e/ou e-mail) de todos os passageiros embarcando em voos domésticos. Data de ida, data de retorno, nome dos passageiros, data de nascimento, RG e CPF após os dados inseridos no sistemas da cia aérea ou operadora. Após o cliente finalizar com o pagamento, garante seu bilhete.

Se alguém tentar vender uma passagem sem estas informações e não lhe entregar a passagem no ato, certamente você não comprou e não irá embarcar. O sistema de reserva de passagem aérea precisa destas informações para conseguir emitir o bilhete aéreo.

É obrigatório apresentar a documentação original para embarque! Cópias não serão aceitas.

Documentos necessários em viagens nacionais :

– Check-in: mínimo de 02 horas de antecedência.

– Adultos : Carteira de identidade (RG) original / data de emissão inferior a 10 anos.

– Crianças: Carteira de identidade (RG) ou Certidão de Nascimento, originais.

Documentos necessários em viagens internacionais:

– Check-in: mínimo de 03 horas de antecedência.

– Brasileiros viajando para os seguintes países do Mercosul (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai): carteira de identidade (RG) original, com data de emissão inferior a 10 anos, para adultos e crianças, ou passaporte. Não são aceitas carteiras funcionais como OAB, Crea, CRM e outras.

– Brasileiros viajando para os demais destinos internacionais: passaporte válido e visto consular quando necessário. Consulte atendimento sobre obrigatoriedade da vacina contra febre amarela com no mínimo de 10 dias antes do embarque para determinados destinos.

Marcação de acento : A marcação de assentos é realizada de forma automática pela companhia aérea, sem que o passageiro tenha que cumprir qualquer procedimento. Caso opte por trocar o assento indicado pela empresa aérea, o passageiro deverá arcar com uma taxa, que deve ser consultada diretamente com a companhia aérea.

Se não quiser o serviço, o consumidor fica sujeito à marcação aleatória na hora do check-in. 

O check-in tem início 72h antes do voo e a marcação de assentos de forma gratuita começa entre 72h e 24h antes do voo, dependendo da companhia aérea. Sendo assim, faça o check-in online, o quanto antes. 

Cancelamento: Consulte as normas de cada companhia aérea. Normalmente, você pode escolher entre: receber o reembolso integral da passagem, inclusive com a taxa de embarque; ser reacomodado em outro voo da mesma companhia aérea para o mesmo destino ou, se for preciso, voar com outra companhia; remarcar o voo para uma nova data e horário sem nenhum custo. Lembrando que estas decisões sempre dependem de cada companhia aérea, juntamente com o passageiro, e cada caso é um caso. Por isso, sempre é bom um agente de viagem para assessorar sua viagem, ele estará disponível para esclarecer as suas dúvidas.

Bagagem : Em voos domésticos, o peso da mala que pode ser levada junto do passageiro é de 10 kg e a despachada de 23 kg. Para viagens internacionais, as companhias aéreas admitem bagagens de mão entre 8kg e 16 kg, enquanto para as despachadas 23 kg ou 32 kg.

Todas as companhias aéreas permitem que o passageiro leve gratuitamente uma bagagem de mão em voos domésticos e internacionais. A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos).

Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, uma mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Antes de preparar sua bolsa ou bagagem de mão, fique atento ao que não pode ser transportado nas cabines das aeronaves.

Confira alguns exemplos do que você não pode carregar na bagagem de mão.

Armas: De fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.

 Objetos pontiagudos ou cortantes: Machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm. 

Ferramentas de trabalho: Pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes 

Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis: Explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós-metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis. 

Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos: Cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos. 

Confira alguns exemplos de itens que podem ser transportados na bagagem de mão (de acordo com o nível de segurança do voo). Na dúvida, consulte antecipadamente a empresa aérea ou evite carregá-los!

Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinho usados em exames médicos.

Confira alguns exemplos de itens que causam dúvidas e que podem ser levados na bagagem de mão

Aparelho de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças), aerossóis de uso médico ou de higiene pessoal (até quatro frascos de no máximo 300 ml ou 300 g por passageiro, termômetros de medição térmica, relógio de pulso com alarme, eletrônicos permitidos a bordo (consulte antecipadamente a companhia aérea)

Nos voos internacionais, frascos de líquidos com capacidade superior a 100 ml também não são admitidos.

Extravios de bagagem e bagagem danificadas: Assim que tiver a má notícia do sumiço ou danificação da mala, vá ao balcão da companhia ainda na área de desembarque. Com o comprovante de despacho de bagagem em mãos, peça para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Perda de voo: o que fazer? Contatar a agência o quanto antes, para uma possível remarcação ou instruções de como proceder, lembrando que perdas de voos geram custos.

Quando compramos um bilhete aéreo pagamos uma tarifa. Ao remarcar, esta tarifa será praticada com o valor da data atual, pois isso, em quase toda remarcação, as passagens aéreas possuem um valor adicional pela atualização tarifária.

Algumas companhias aéreas trabalham com tarifas não reembolsáveis. Geralmente, são as compras em promoções que, se houver perda de voo, o cliente não terá direito a reembolso. Mas, cada caso é um caso e nós como agência de viagem sempre temos que recorrer às companhias aéreas para ver qual será a regra, pois cada uma tem suas normas de cancelamento e remarcação.

african
airchina
aireurope
airfrance
american
argentina
azul
british
canada
copoa
delta
emirates
gol
klm
latam
lufthansa
portugal
qantas
qatar
united